X

O que você deve colocar no título do LinkedIn

O que você deve colocar no título da sua página no LinkedIn. Não tem um receita de bolo, porém tem algumas dicas para ajudar a montar o título do LinkedIn da melhor forma possível.

Para que serve o título do LinkedIn

O título da sua página no LinkedIn é uma parte importante do seu perfil, pois é uma das primeiras coisas que as pessoas veem quando visitam sua página. É uma oportunidade para destacar sua identidade profissional e chamar a atenção dos visitantes. 

O perfil do LinkedIn não é apenas um currículo online como era rotulado por muitos a tempos atrás. O perfil profissional do LinkedIn é sem dúvida a melhor ferramenta para quem está buscando oportunidades, networking, candidatos, conteúdo e etc.

Como chamar a atenção dos recrutadores em meio a tanta concorrência?

Um título bem montado vai ajudar muito a se destacar perante aos outros usuários da rede e quando não personalizamos o próprio LinkedIn se encarrega de montá-lo. O LinkedIn pega o que a pessoa faz e onde ela trabalha e junta em um título, isso é muito comum na rede, porque muitos usuários não sabem que podem personalizar.

A empresa em que você trabalha e ou a instituição de ensino já tem um campo à direita (conforme imagem) e não precisamos fazer uma propaganda no nosso título do LinkedIn.

Então o que colocar no título do LinkedIn

Não tem uma receita de bolo, porém tem algumas dicas para ajudar a montar o título do LinkedIn da melhor forma possível.

  1. Objetivo na rede

Podemos colocar o que buscamos na rede como por exemplo um cargo específico, o meu objetivo na rede é de encontrar um cargo de comprador sênior e focar meus esforços nesse sentido em todo o meu perfil, inclusive no título.

  1. Cargo Atual

Podemos colocar o cargo atual, que assim como objetivo na rede direciona de forma mais específica o que estamos buscando na rede como por exemplo comprador pleno.

  1. Experiência profissional

Aproveitando o mesmo exemplo de comprador poderíamos acrescentar ao nosso objetivo e cargo atual a nossa experiência, desta forma potencializamos o nosso título como por exemplo: Comprador Pleno | Suprimentos e ou Comprador Sênior | Suppy Chain

  1. Histórico Acadêmico

Podemos também incluir nossa formação acadêmica, cursos técnicos e profissionalizantes, se você tem uma graduação em Logística ou áreas afins incluí no título deixando o ainda mais completo como por exemplo: Comprador Pleno | Logística | Suprimentos e ou Comprador Sênior | Logística | Supply Chain

  1. Palavras-Chave

As palavras-chave funcionam muito bem nos mecanismos de buscas e no LinkedIn não é diferente, podemos utilizá-las no título assim como em todo o perfil, veja bem em “todo o perfil”.

Se conseguir fazer uma junção do seu objetivo, experiência e formação acadêmica meio que de forma automática vai puxar palavras-chave, porque essas palavras fazem parte do seu perfil em todos campos.

Quando colocamos nossas rotinas de experiência profissional automaticamente vem palavras-chave relacionadas, por isso devemos descrever bem essas rotinas.

Quando redigimos o “Sobre” que é o resumo do LinkedIn também vai puxar automaticamente palavras-chave pois é o resumo de sua carreira, assim como a formação acadêmica e cursos relacionados.

Se conseguir mesclar objetivo, formação acadêmica e experiência profissional a chance de ter um bom título de perfil no LinkedIn aumenta muito.

Exemplo abaixo:

  • Consultor, mentor, instrutor de cursos são meus objetivos
  • Administrador, minha formação
  • Gestor de Suprimentos minha experiência profissional

O que não colocar no título do LinkedIn

O mesmo cuidado em montar o título do LinkedIn com as palavras certas, temos que tomar para não inserir as erradas.

Algumas dicas:

  1. Procurando emprego ou desempregado

Você não é um desempregado, você está desempregado. Observou a diferença? O desempregado é um estado, você é um profissional em transição de carreira. Pense junto comigo se vamos começar a correr e precisamos de um tênis corrida o que digitamos no mecanismo de pesquisa: Tênis de corrida!

  1. Abreviações

Colocar abreviações também não é muito legal, pois a pessoa que está lendo talvez desconheça o termo, isso acontece muito em profissionais mais técnicos, lembra-se que o que é óbvio para você talvez não seja para o outro.

  1. Adjetivos

Quem se auto elogia, não merece crédito já ouviu essa expressão? Se você é o melhor na sua área, as pessoas vão saber e se for premiado por isso, poste o prémio passa autenticidade e confiança.

Me siga no LinkedIn

Conclusão

Espero que as dicas sobre como escolher o título no LinkedIn tenham sido úteis para você. Ao implementar essas estratégias, você não apenas se destaca para recrutadores e gerentes de contratação, mas também se conecta melhor com o seu público-alvo. Lembre-se sempre da importância de uma pesquisa detalhada sobre os termos mais relevantes no seu setor, utilizando a prática de analisar os cargos de concorrentes e colegas.

Essa abordagem não apenas aprimora a eficácia do seu perfil, mas também eleva suas chances de ser destacado nas pesquisas da plataforma. Mostre ao mundo profissional que você sabe como se posicionar de maneira estratégica no LinkedIn, destacando suas habilidades e experiências de forma atraente.

Seja proativo na construção do seu perfil e abra portas para novas oportunidades. Lembre-se, o sucesso no LinkedIn é resultado da combinação entre autenticidade, estratégia e visibilidade.

Boa sorte na construção do seu perfil profissional e se precisar de ajuda é só chamar!

Veja também o artigo: Palavras-Chave no LinkedIn

Obrigado

Alex Silva Consultoria: Consultor, mentor, coaching de carreira e criador de conteúdo

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais